visitas \m/

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

sintonia

Espelhamento (ou técnica do espelho – ato consciente) ou rapport (ato inconsciente), é quando ocorre uma forma de sintonia física entre pessoas. Quando duas pessoas estão conversando em sintonia, uma tende a copiar o movimento da outra. Isto ocorre de forma inconsciente; na verdade, você deve provavelmente ter feito sem saber. Porém, você deve aprender e saber como usar conscientemente.

Note como as pessoas que parecem estar envolvidas numa conversa  interessante parecem tomar a mesma posição física, estando tanto sentadas  como de pé. Estando sentadas, mesmo lado a lado ou em lados opostos de uma  mesa, quando uma se inclina para frente, a outra faz isso também, quando  uma se inclina para trás, a outra pessoa também, cruzam as mãos da mesma maneira, inclinam suas cabeças de forma similar, etc.
Além disso, elas tendem a fazer movimentos similares com outros objetos Por exemplo, uma está mexendo com um molho de chaves e a outra com um lápis.
Mas para que serve este conhecimento? Bem, espelhamento pode ser usado como uma ferramenta para construir um "entendimento" (rapport), uma compreensão. Ser similar ou ter alguém similar perto de você pode criar um sentimento de conforto, afinidade, proteção, etc.  
Seguir - Fazer os movimentos depois da pessoa os fazer. Mesmo você pensando "isto é idiotice! ela vai descobrir! Mas não abuse dessa técnica. Não copie tudo no mesmo segundo. Faça parecer natural. 
Outra linguagem corporal muito potente é o balançar leve da cabeça de modo afirmativo (como alguém faz quando concorda com alguma coisa). Geralmente quando uma pessoa está interessada na conversa, ela balança levemente a cabeça. Isso não implica necessariamente que ela está concordando com tudo, mas mostra que ela está dando toda sua atenção ao que está sendo falado.
Então você já sabe, quando estiver conversando procure o balançar leve da cabeça. =) 
Estudos psicológicos mostram que o toque casual durante uma conversa  amistosa faz com que as pessoas se lembrem dessa conversa com maior carinho.
A combinação do contato físico com prova social é dinamite. Toque uma pessoa de maneira amigável e casual e as outras que estiverem vendo vão achar normal ou até bom ser assim com você. 
É bem simples. Abrace-as, toque na mão delas esporadicamente e de maneira NÃO AMEAÇADORA (no casso dos meninos, não como um pervertido desesperado.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário