visitas \m/

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

de sapo a principe

Ontem a tarde estava conversado pelo msn com uma amiga e lembrei dos contos de fadas malvados ( Tarzam, Bela Adormecida.. etc..) Bem, vamos falar do conto do Sapo Que Vira Príncipe.  


“Ao cair no chão, ele não era mais um sapo, porem um príncipe, de olhos generosos e belos e que se tornou seu[da princesa] amigo e marido. Ele lhe contou sua historia e disse que ela foi a única capaz de tira-lo do poço.”
-De The Frog, or Irom Henry, Grimm,s Fairy Tales, 1985.


Essa historia muito comum entre crianças, a lenda do Sapo-que-vira-príncipe. Você se lembra desta historia? A bola de ouro favorita da princesa caiu num poço fundo, preocupada com o castigo que iria receber de seu pai ela aceita a proposta de um sapo que vive no poço.

Ele pede um relacionamento intimo, onde a princesa o amara mais que todos, brincara com ele, deixara que seja seu amigo mais querido, permitira que ele se sente a mesa, comer no seu prato, beber do seu copo e dormir com ela em sua cama. Em troca ele lhe devolveria sua bola de ouro.  Sem considerar inteiramente as implicações de sua promessa, a princesa concorda. O sapo então vai aumentando suas exigências de intimidade, baseado na promessa que ela lhe fez.

Qual o final da historia? Provavelmente você vai me responder que a princesa beija o sapo ele vira um príncipe e juntos ele vivem felizes para sempre.

Final agradável, porem inexato. No verdadeiro final do conto de Grimm, aparece a rejeição da princesa, seu conflito e sua raiva (isso não ia ficar muito bem nos livrinhos para criancinhas).

Ela se recusa a leva-lo para sua cama. Quando o sapo ameaça contar ao rei ela o atira contra a parede. Acorre a mágica e o sapo vira príncipe.

O que Grimm quer passar, sua lição, é que devemos expressar nossos sentimentos autênticos que podem transformar mesmo uma criatura repulsiva em príncipe.
Você pode usar técnicas de “indução” como as que eu posto aqui para lhe ajudar, com por ex no caso de um excesso de timidez, de falta de experiência ou simplesmente para deixar você mais confiante. Porem não mude o seu jeito de ser. Se usa-las  faça por um período de tempo muito curto, como uma forma de abrir um canal de comunicação para se mostrar. Do jeito que você realmente é.

Existe um ditado popular a respeito de encontrar a pessoa certa:
A gente precisa engolir uma porção de sapos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário