visitas \m/

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

nós somos nossos próprios monstros...

Há um tempo atrás,em um tedioso final de semana,resolvi ir à uma locadora para alugar uns filmes e passar pelo grande tormento que era a chatice.
Chegando lá encontrei um filme que me chamou a atenção não pela capa,mas pelo seu título...” onde vivem os monstros”
Acabei alugando ele,estava muito ansioso para assisti-lo e “descobrir” aonde os monstros vivem
No filme,um garoto chamado Max briga com sua mãe por se sentir muito sozinho depois do divorcio dos pais,ele foge com muito ódio,pega um bote e vai para uma ilha onde vivem seis monstros.
O interessante desse filme é que os monstros são sentimentos como as carências, os ciúmes, as raivas, os medos e o amor que tornam tão delicado e difícil viver e conviver. Somos seres solitários e amáveis, incompreensíveis e difíceis.
Mas aonde eu quero chegar com tudo isso?
Quero chegar a um cara chamado Freud,ele fez um estudo uma vez sobre o nosso ID,sim caros mortais..."Existe um lugar que todos temem. Um lugar profundo escuro , terrível. O lugar onde nasce todo o mal do mundo. Todos conhecemos esse lugar. Todos sabemos que ele existe. Mas não queremos lembrar dele. Não queremos porque temos medo...Vergonha... Aversão... Não queremos lembrar desse lugar maligno porque ele está DENTRO DE NÓS" (palavras de Mauricio de Souza em “turma da Monica jovem edição N°15”)
Eu vou explicar isso um pouco melhor...nós temos o “ID”,que podemos colocar como o “diabo”,ele é o que há de mais obscuro no nosso ser inconsciente,nossas vontades e desejos primitivos como matar aquela pessoinha chata,ou dar uns “amassos mais ousados” naquela pessoa que nos atrae,em compensação temos o “superego” que é o “anjo”,aquele que controla o ID com a moral e a educação que recebemos da sociedade (ufa...ainda bem né?!)
E depois vem o ego...que somos nós mesmos...aquele que sofre a pressão do “fazer ou no fazer”
Agora que vocês sabem da mente sombria que temos...tentem controlar o monstro que você tem dentro de você mesmo...nao faça como Darth Vader do filme “Star Wars” deixando o lado sombrio vir à tona...
Nenhum ser humano é livre de defeitos, e todos possuem um lado obscuro. Mas cabe a cada um controlar o seu monstro. 
E a parte mais legal é essa...tentar controlar nosso monstrengo feio e cheio de verrugas principalmente na faze em que estamos atravessando...a tão criticada adolescência em que temos todas as nossas crises existenciais, entre o ID,o superego eo ego...


Um comentário: